top of page

Quem são os tupis-guaranis?

   Quando os europeus chegaram ao Brasil, o número de índios chegava a 5 milhões. Esses índios eram divididos em tribos, de acordo com a língua falada por cada uma: tupi-guarani (no litoral), tapuias (Planalto Central), aruaques e caraíbas (Amazônia).

   Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de duzentas etnias indígenas e cento e setenta línguas. Porém muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

   O termo “tupi” possui dois sentidos: um genérico e outro específico. O sentido genérico do termo remete aos índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi. O sentido específico do termo remete aos índios que habitavam a região da atual cidade de São Vicente, na mesma época.

   O guarani é uma língua indígena do sul da América do Sul falada originalmente pelos povos da etnia guarani, mas que, atualmente, é falada também pelos paraguaios. Legou alguns vocábulos ao português brasileiro na toponímia (“Cambaquara” [bairro de Ilhabela, em São Paulo] “Tanabi ” etc.), nos nomes de animais (“ximango” etc.) e em termos do dia a dia (“caraminguá” etc.)

  O termo guaranis refere-se a uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro.

    São chamados “povos”, pois sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos, dos quais os mais significativos, em termos populacionais, são os caiouás, os embiás, os nhandevas, os ava-xiriguanos, os guaraios, os izozeños e os tapietés. Cada um destes subgrupos possui especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando, assim, sua “forma de ser” guarani das demais.             

bottom of page